SÉRIE 2 / 2017(ABR-MAIO-JUN) - Resumos e Primeiras Lições

03 Fev 2017 0 comment

 

 

Faça seu pedido da Série 2 /2017(ABR-MAIO-JUN)

da Literatura Batista para sua Escola Bíblica Dominical na Convicção Editora.

Preenchendo o  FORMULÁRIO 2017  e envie pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

  

Conheça um pouco mais das revistas através dos Resumos das Revistas da  Serie 2/2017

 

e clicando nas revistas você terá as três primeiras lições.

 

 

Durante o segundo período de 2017, as criancinhas de 0 a 2 anos que frequentam a Escola Bíblica Dominical aprenderão que DEUS NOS AMA E NOS DÁ TODAS AS COISAS. A ideia básica da unidade é o amor de Deus pelas pessoas, suprindo-lhes todas as necessidades. As crianças aprendem sobre o amor de Deus por meio do amor demonstrado pelos que lidam com eles. A segunda unidade trata do tema Deus me dá uma família. Assim, criar oportunidades para dizer às crianças que Deus lhes deu papai, mamãe, irmãos e oferecer a elas atividades e experiências que as ajudem a pensar em seus familiares com alegria e satisfação. A revista indicada para esta faixa etária é a Brincando, edição do professor. É indicado também o suplemento didático que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas, com indicações de atividades que complementam o ensino a cada domingo.



 

  

                  

As crianças de 3 e 4 anos durante o segundo período de estudo deste ano vão aprender dois conceitos fundamentais para a sua vida: DEUS NOS AMA e DEUS NOS DEU JESUS. Na primeira unidade, vão ouvir e perceber que Deus é uma pessoa real, ainda que não o possamos ver, mas que ele existe e as ama, protege e ajuda; assim, promover experiências que as levem a sentir segurança e confiança no amor e cuidado de Deus por elas. Na segunda unidade, elas vão aprender que Jesus é o Filho de Deus e o melhor amigos delas. A revista indicada para esta faixa etária é a Crescendo-aluno; os professores têm a edição exclusiva para eles com os planos de aula e toda orientação para uma aula dinâmica. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

 

 

 




As crianças de 5 e 6 anos terão oportunidade de aprender sobre dois temas relevantes para a sua formação cristã e pessoal. A primeira unidade trata do tema Sou especial para Deus. Ressalta a nossa relação com Deus, o Criador de todas as coisas. Por meio desta temática queremos levar a criança a pensar na forma como Deus a vê, como foi criada e no quanto nós somos especiais, mesmo sendo diferentes uns dos outros. A segunda unidade trata de um assunto bastante atual e relevante: A família é plano de Deus. As crianças aprenderão que o idealizador da família foi o próprio Deus. Foi ele quem pensou e planejou a família. Por meio de histórias e personagens bastante conhecidos, nossas crianças aprenderão a valorizar mais a vida em família. A revista indicada para os alunos é a Caminhando-aluno e para os professores a edição de Caminhando-professor com sugestões de planos de aula. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

 

   

 

   

  

As crianças de 7 e 8 anos, a partir do conceito da Bíblia como um livro especial e um livro para todos, vão aprenderas regras de Deus que foram escritas em pedra, em rolos, vários livros e cartas que se juntaram e formaram esse livro tão especial que temos hoje e podemos compartilhar com nossa família, nossos amigos, com todas as pessoas. Nosso desejo é que esses estudos motivem as nossas crianças e as inspirem a querer conhecer mais o livro que Deus nos deu como presente e observar os seus ensinos.A revista indicada para os alunos é a Aprendendo-aluno e para os professores a edição de Aprendendo-professor com sugestões de planos de aula, de projetos que podem ser desenvolvidos para reforçar o tema do período. É indicado também o suplemento didático, que é um recurso bem interessante para o professor ilustrar as aulas.

 

 

 .

 

Os pré-adolescentes (os juniores de 9 a 12) estudarão nestes próximos três meses sobre a Bíblia,a Palavra de Deus. Eles aprenderão sobre a Bíblia e suas divisões, quem foram seus escritores e como foram usados por Deus para compor essa maravilhosa obra, além de aprender a viver o que a Bíblia nos ensina. Na Divisão de Crescimento Cristão, eles vão estudar três temas bem práticos e necessários à vida cristã: 1) O culto em minha vida; 2) Deus me deu uma família; 3) Procurando amigos verdadeiros. O professor tem a sua edição especial com planos de aula da EBD e da Divisão de Crescimento Cristão mais o suplemento para dinamizar as suas aulas. A revista indicada para esta faixa etária é a Vivendo-aluno e Vivendo-professor.

 

 

             

Nestes próximos três meses, nos estudos da EBD, os adolescentes (13 a 18 anos) vão estudar sobre os Profetas Menores. Estes livros são importantíssimos para a vida cristã, principalmente para os adolescentes, pois eles apresentam os profetas desde o seu chamado até a execução da sua função e, em alguns casos, é possível perceber como o profeta se comportou diante das práticas do povo de Deus ou diante da gravidade das mensagens anunciadas por Deus. Na DCC – Divisão de Crescimento Cristão – os estudos estão divididos em três áreas importantes para o crescimento e amadurecimento da vida cristã dos adolescentes: na unidade 1, as lições falam sobre os mártires do cristianismo e teremos três missionários que dedicaram as suas vidas a levar o evangelho de salvação a todos e que até hoje nos ensinam e incentivam a continuar servindo fielmente ao Senhor. Na unidade 2, as lições apresentam algumas questões que envolvem a vida de cada adolescente e sempre geram muitas dúvidas, pois eles precisam se conhecer melhor e entender a sua personalidade. Na Unidade 3, as lições apresentam algumas questões atuais e importantes sobre a fidelidade do adolescente no seu dia a dia. A revista indicada para esta faixa etária é a Diálogo e Ação-aluno e Diálogo e Ação-professor. O suplemento didático para a dinâmica do período está disponível no site da Convenção Batista Brasileira.

 

 

             

Os jovens, com a revista Atitude-aluno; os adultos, com a revista Compromisso-aluno e os adultos da terceira idade, com a revista Realizaçãoserão estimulados ao estudo do livro de Atos dos Apóstolos. Quando nos voltamos para o livro de Atos dos Apóstolos acompanhamos passo a passo o crescimento dinâmico da igreja desde o Pentecostes até a prisão de Paulo em Roma. São as notícias das boas-novas de salvação espalhando-se desde Jerusalém, Judeia, Samaria até os mais remotos pontos da civilização romana e que chegou até nós. Será uma grande oportunidade para conhecer a importância deste livro para toda a história do cristianismo que se seguiu por 20 séculos; o significado da ressurreição de Cristo para os primeiros crentes; a disseminação do evangelho; a influência dos discípulos de Cristo e depois, do apóstolo Paulo; os grandes eventos demarcatórios de um novo tempo; os personagens que marcaram a época. É uma verdadeira empreitada missionária, em que muitas vidas foram conquistadas para Cristo. Um verdadeiro tratado missionário. O professor tem a sua edição especial com planos de aula da EBD mais o suplemento para dinamizar as suas aulas. Este suplemento está disponível no site da Convenção Batista Brasileira. Os professores de jovens têm a Atitude-professor; os professores de adultos têm a Compromisso-professor; os professores da terceira idade podem usar a Compromisso-professor.

         

                                

                

 

 

Além das revistas de estudos bíblicos, a Convicção Editora da Convenção Batista Brasileira

edita neste quarto período as três revistas especiais para líderes nos diferentes segmentos da igreja. 

              

 

Administração Eclesiástica é uma revista preparada especialmente para a liderança da igreja – pastores, diáconos, seminaristas, educadores religiosos e diretoria – visando a um melhor desempenho de seu ministério nas diferentes áreas de atuação. Neste período, os temas são: A batalha pela família; A legalidade institucional das igrejas; Coaching – uma abordagem geral; Como implementar um ministério com famílias em sua igreja; Crescer “com as” pessoas ou “sobre as” pessoas? Jesus, o nosso modelo de servo; O desafio da formação de novos líderes; O desafio da gestão de pessoas em ambientes eclesiásticos; O pastor líder.

 

 

 

 

 

Educador é uma revista destinada a educadores religiosos, professores de EBD, estudantes e líderes em geral. Neste período, os temas são bem interessantes: Entrevista com Samya Vanessa Soares de Araújo, Presidente da Associação dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil; Resenha: Gente cansada de igreja; Atendimento escolar hospitalar – um segmento humanista da pedagogia; Visão de futuro por meio da fé; Entendendo, amando e ajudando o adolescente por meio da educação cristã; Educador em destaque: Ana Lúcia Leonardo Carriço, RJ; Anunciando o reino com o poder de Deus; A educação cristã da criança especial; Sugestão de Livros: Ensinando para transformar vidas, Howard Hendricks; Andragogia em Ação, Zezina Soares Bellan; Em seus passos o que faria Jesus?Charles M. Sheldon; Uma escola em crise.

 

 

 

Louvor é uma revista destinada aos ministros e diretores de música, estudantes de Música Sacra, professores, regentes, pianistas, organistas, coristas, instrumentistas em geral, pastores, comissão de música, grupos musicais e todos aqueles interessados no programa de música e adoração da igreja local. Neste período, os temas abordados são: Conversa afinada com Westh Ney sobre o Curso de Licenciatura em Música da FABAT/Seminário do Sul; A construção do músico: entre a psicanálise e o exercício do Ministério de Música na igreja; Módulos de estruturação musical (MEM); Expectativas ministeriais de um seminarista de música; Hinos do período; Método Kodály de solfejo; Ordens de culto.

 

 

 

 

 

 

Convicção Editora também as duas revistas

da União Missionária de Homens Batistas do Brasil (UMHBB) e

a do Embaixadores do Rei:

      

 

 

 

Homem Batista é uma revista destinada ao grupo de homens da igreja. Além das seções permanentes com temas interessantes e atuais para o homem batista, para este período são sugeridos três temas para debate em grupo, que pode ser realizado uma vez em cada mês: 1)Em todo lugar, um discípulo; 2) Sendo reino em todo lugar; 3) Reino de Deus – Lugar de visão, compaixão, disposição e oração.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Embaixador é uma revista direcionada ao grupo de Embaixadores do Rei formado de pré-adolescentes e adolescentes. Para este período, além das seções permanentes com artigos interessantes, a revista apresenta três estudos especiais sobre família com destaque em três personagens que constituem a célula familiar: pai, mãe e filho.

 

.

Batistas.com Em busca da excelência